data-filename="retriever" style="width: 100%;">O ano de 2021 apesar de todos os pesares tem uma boa notícia para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. E para nós, santa-mariense, não será diferente. Explico porque isso acarretará em bônus para nós. E os fatores determinantes são: a excelente safra de grãos, principalmente da soja, e a notícia de última hora, a certificação da área livre de aftosa no solo gaúcho. São noticias ótimas para o incremento da retomada de nossa economia.
Mas vamos ao que nós interessa a Santa Maria. Por que ganharemos com o agronegócio indo bem? Já comentei em textos anteriores sobre a saga da economia local em que a nossa cidade possuiu uma característica diferenciada das demais localidades regionais, isto é, a renda produzida em cidades vizinhas daqui, em muitas vezes, é consumida e gasta por aqui. E como este ano o volume acumulada de renda gerada no agroshow será um dos maiores dos últimos anos, com certeza, teremos um "caminhão" de "grana" depositada aqui. Explico melhor: essa renda irá para a construção civil, comercio local, serviços, educação, saúde e etc. Enfim, servimos muito bem aos outros municípios que avizinha a terra da boca do monte. Entenderam?
Sabendo aproveitar, podemos "salvar" muitos setores da economia local que tiveram dificuldade no ao passado. Ou seja, a retomada da economia, do emprego, por exemplo, será da região oeste para leste passando pelo centro do Estado.
Em 2021, teremos novamente o boom nos preços das commodities agrícolas e também da pecuária. Basta os agentes econômicos saberem aproveitar isso e realizarmos as estratégicas adequadas, bem como os planos micros e macroeconômicos nacionais. Digo as reformas. Só não façamos o mesmo do período entre 2003 a 2010 que tinha tudo isso, semelhante ao que vai acontecer a partir de agora, ou seja, com a elevação dos preços das Commodities, mais renda vai circular no sistema. Vamos seguir a cartilha do progresso e não a do retrocesso.
Os preços dos grãos e da proteína animal aumentando teremos mais renda em circulação por aqui. Mais investimentos, mais negócios e por fim um maior bem estar para todos (as). De fato, o principal motor da economia privada hoje no Brasil é o agro. Teremos, a partir do final do mês de maio, uma grande externalidade positiva do agro em outros setores da economia. E, consequentemente, nós santa-mariense ganharemos com isso.
Será a oportunidade de nós preparamos a nossa cidade com ótimos serviços, enfim dinamizar e fazer a diferença no meio privado e público. Quanto ao público, o mesmo deve esta preparado para difundir e distribuir essa renda e não atrapalhar o processo. Pois, então, devemos se der tempo, promover externalidades positivas para o desenvolvimento e o crescimento dos setores acessórios do agro, bem como outros que fazem parte da cadeia produtiva do mundo dos negócios do campo.
Santa Maria não tem como matriz principal o agro, mas podemos ganhar muito com ele. Basta unir forças e pensar estrategicamente em prol de matriz principal, a matriz de consumo. Sejamos Progressistas!